segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Livros: "O Maravilhoso Popular: Lendas. Contos. Mitos" de Alexandre Parafita

O Maravilhoso Popular é um livro que desafia o leitor a uma viagem pelo mundo sobrenatural, à descoberta dos cenários meio reais meio fantásticos que o povo conserva na memória oral.
Fruto de uma pesquisa cuidada, no âmbito de rigorosos estudos sobre as crenças e superstições do povo rural, esta obra traz a lume um vasto conjunto de histórias de almas penadas, bruxas, diabos, fadas, lobisomens, morte, mouras encantadas, olharapos e trasgos - entidades e narrativas que atormentam, entretêm e educam as gerações e as comunidades por onde vão passando.

O leitor vai deparar-se com histórias de encantar (e de arrepiar) sobre almas penadas vagueando nos planaltos transmontanos; bruxas dançando nas clareiras; vozes nocturnas nos cemitérios, sombras que se erguem das campas; vultos que vão espojar-se nas encruzilhadas; encontros sombios entre mortos e vivos; vinganças do Além; apelos de mouras nas ruínas de velhos castelos; gemidos de princesas cativas em masmoras; gigantes que afugentam pastores; padres vergados às tentações do demónio; etc., etc.

Histórias que são os "tesouros da memória" do nosso povo e que constituem um património literário-oral de valor incalculável.

Mais informações:
Sobre o autor: