sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Vivam as Bibliotecas Escolares! Porque ninguém é naturalmente leitor...


Iniciou-se ontem o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. É um período de reflexão, consciencialização e demonstração da importância das bibliotecas escolares enquanto espaços estratégicos de aprendizagens educativas, humanas, culturais e cívicas, que passam pela criação de hábitos de leitura nas crianças e jovens.
 
Têm por isso uma missão nobre e fundamental. As bibliotecas escolares, com as suas propostas e desafios criativos, dinâmicos e inovadores, operam verdadeiros milagres, num tempo em que a sociedade e os regimes políticos que nela se impõem abrem portas à iliteracia, desacautelando a importância do livro e da leitura. Transformar crianças e jovens em leitores permanentes e motivados, é hoje em dia um desafio que requer cada vez mais um espírito inventivo dos professores e das bibliotecas escolares. Remando contra a corrente, tantas vezes.
 
Conheço bem o trabalho de um bom punhado de bibliotecas escolares um pouco por todo o país, que sempre me surpreendem pela criatividade das suas iniciativas. A todas deixo a minha solidariedade na sua espinhosa e aliciante missão.

(ap)