quarta-feira, 11 de setembro de 2013

"Venho aqui corrigir um erro histórico!"

 
Qualquer sabrosense teve razões imensas para se emocionar com o ato simbólico que aconteceu anteontem (9 de setembro), junto ao solar que a memória e a tradição reconhecem como a casa do navegador Fernão de Magalhães: D. Emiliano Moreno, Presidente Honorário da Associação das Comemorações Mundiais do 5º Centenário da Viagem de Circunavegação de Fernão Magalhães, deslocou-se a esta vila para devolver o brasão que D. Manuel I mandou picar e destruir, quando o navegador entregou os seus serviços à coroa espanhola (diz a memória oral que até com fezes de burro o esfregaram…).

É certo que não há documentação absolutamente segura que atribua a naturalidade de Magalhães a Sabrosa, como não a há em relação a localidade alguma (Porto, Vila Nova de Gaia…), contudo a convicção desta figura prestigiada de Espanha (D. Emiliano, que representa 900 municípios de todo o mundo ligados à aventura de Magalhães) não deixou de tocar fundo em todos, ao dizer: “Venho aqui corrigir um erro histórico. A casa onde Fernão de Magalhães nasceu e viveu a sua infância não podia continuar sem o seu legítimo brasão que a coroa portuguesa lhe quis negar!”

É claro que a convicção da ciência exige mais que a eloquência das palavras. Mas… poderá alguém ficar indiferente a esta atitude convictamente generosa de D. Emiliano?
Alexandre Parafita