domingo, 21 de abril de 2013

A UTAD em boas mãos



O Dr. José da Silva Peneda, por eleição dos seus pares (na passada sexta-feira), passou a ocupar o lugar de Presidente do Conselho Geral da UTAD, o órgão máximo da academia. Conhecedor como poucos dos problemas reais e dos desafios que o país tem pela frente, Silva Peneda é uma das personalidades mais influentes na vida económica, social e política dos nossos dias. Desempenha o cargo de presidente do Conselho Económico e Social, preside à Comissão das Comemorações do 10 de junho, foi eurodeputado, presidente da CCRN e ministro do Emprego e da Segurança Social nos XI e XII Governos Constitucionais. A UTAD está, por isso, em boas mãos!

Como ministro da Segurança Social, esteve sempre ao lado dos pobres, dos desprotegidos, estendendo-lhes a mão na hora certa. Lembro-me dos distantes anos 80, era eu jornalista, quando fui “roubá-lo” à inauguração da feira do fumeiro em Vinhais e o levei a uma pequena aldeia próxima para que visse a situação de uma família que vivia miseravelmente (a mãe cega e um filho paralítico de tenra idade que gatinhava num quinteiro…). “Deixa o ministro em paz, que tem mais que fazer”, sussuraram-me. Mas eu insisti e o ministro foi comigo (ver a foto). E não hesitou um instante perante o que viu. Logo deu ordens para que ali se construísse uma casa decente. Avançou com as primeiras ajudas financeiras, e logo a comunidade tratou do resto. O miúdo, hoje um homem feito, já não se arrasta no chão lamacento. Move-se numa cadeira de rodas, mas pode olhar a vida de frente.

Alexandre Parafita