sexta-feira, 22 de março de 2013

Parabéns à UTAD!


Amanhã, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai comemorar o seu 27º Aniversário, efeméride que consagra um percurso de afirmação crescente como referência no sistema universitário nacional e internacional, apesar de continuar a ser uma das mais jovens universidades do País.
 
A atividade académica e científica desta Universidade aposta no aprofundamento do conhecimento científico, na inovação e no desenvolvimento da tecnologia científica apropriada a responder aos problemas de âmbito global, nacional e regional, num quadro de modernidade.
 
Situada numa Região em desenvolvimento, vem fomentado uma relação estreita com a Comunidade, os seus organismos e instituições, o seu tecido empresarial, procurando sempre reunir e estimular o trabalho empenhado de todos quantos pretendem uma Universidade de Excelência e a crítica lúcida como fator enriquecedor e motivador. 
 
O seu Campus está integrado naquele que é hoje considerado um dos principais jardins botânicos da Europa, uma montra de biodiversidade com cerca de mil espécies distintas, que atrai e encanta diariamente crianças e jovens visitantes de escolas de todo o país, e onde cruzar com uma raposa ou um esquilo em liberdade é tão provável como assistir ao ritual de uma praxe. E daí que estudar, lecionar e investigar neste ambiente, nesta Universidade, seja um desafio tão estimulante como enriquecedor.
 
Parabéns à UTAD!
Alexandre Parafita