segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Turismo de Contos e Lendas

 
[O projeto premiado queria pôr a "falar" estes penedos]
 
Em fevereiro de 2009, o Douro Alliance, encerrou o concurso Laboratório de Ideias & Projetos, destinado a premiar as ideias mais inovadoras para o Douro, declarando como vencedor, na área da Cultura, o Projeto “Roteiro dos Lugares de Memória – Turismo do Imaginário”. Trata-se de um projeto com várias páginas de ideias, sugestões, atividades, consolidação de inventários, etc, “(…) apoiado nos registos lendários, com vista à implementação de um sistema de Turismo do Imaginário capaz de valorizar uma franja do património cultural ainda pouco conhecida no Douro”. (Cf. http://www.mdb.pt/noticia/1327)
Finalmente, alguém na região do Douro resolveu avançar com aquilo que o Douro Alliance não conseguiu (ou não quis conseguir): o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT) acaba de anunciar a criação de uma nova marca turística, designada «Turismo de Contos e de Lendas». “O objetivo é criar uma marca chapéu que ajude a potenciar um novo conceito turístico, a ser aplicado na região de fronteira, tendo como base os contos, as lendas e as narrativas dos povos desta região ibérica”. (Cf. http://www.diariodetrasosmontes.com/noticias/complecta.php3?id=20096)
O que agora se espera e deseja é que o projeto anunciado pelo AECT se concretize com sucesso, na expectativa de ver satisfeito, pelo menos, o sentido do projeto original: rigor e dignidade para o Património Cultural Imaterial e reforço da autoestima das populações.
Alexandre Parafita