quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Livros: "A Comunicação e a Literatura Popular", de Alexandre Parafita

O que é a Literatura Popular? Quem, onde, quando, como e porquê usa e transmite os provérbios, ditos populares, adivinhas, lengalengas, orações, contos populares, lendas, mitos, teatro popular, cantigas e romances?
Na generalidade dos textos, a que se convencionou chamar Literatura Popular, o homem do povo transmite às novas gerações o seu ideal estético, o senso comum, o normativo tradicional, e dota-as dos saberes elementares para a sua sobrevivência na comunidade e para a sobrevivência desta. Há, assim, mensagens culturais que nos chegam, habilmente, por essa via e quase não damos por isso. Que tesouros se "escondem", afinal, na Literatura Popular?
Esta obra, a pretexto de demonstrar a vocação comunicacional da Literatura Popular, quer na horizontalidade do acto comunicativo de expressão oral, quer na eficácia da transmissão intergeracional, apresenta respostas claras a estas e a outras perguntas.
O seu mérito está igualmente no facto de ser um dos primeiros estudos em Portugal a trazer a Literatura Popular para o Universo das Ciências da Comunicação. Professores, alunos e outros interessados em áreas como a Antropologia Cultural, a Sociologia, a Linguística, as Literaturas, a Semiologia e a Pragmática da Comunicação, entre outras, encontrarão nesta obra um valioso instrumento de estudo e consulta.


Mais informações:


Sobre o autor:
http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/
http://arrumarocaos.blogspot.com/2009/10/dia-internacional-da-biblioteca-escolar.html