segunda-feira, 10 de junho de 2013

Valente de Oliveira: a homenagem que recorda a génese da UTAD


   
    
Sentir-me-ei particularmente honrado em participar. Em 20 anos de jornalismo, pude conhecer bem o seu labor e dedicação à UTAD e às causas transmontanas.
 
Luís Valente de Oliveira, professor catedrático da Universidade do Porto, esteve na génese da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), quando, em 6 de junho de 1973, desempenhava o cargo de Diretor do Gabinete Técnico da Comissão de Planeamento da Região do Norte. Nessa data, juntou no Porto, na sede da CCRN, uma comissão “ad hoc” para o ensino superior com vista à elaboração das propostas a inserir do IV Plano de Fomento. Nessas propostas esteve um conjunto de cursos que visavam sustentar o arranque objetivo do então Instituto Politécnico de Vila Real, que viria a concretizar-se, com forma legal, dois meses depois (pelo decreto-lei 402/73 de 11 de agosto). A ligação de Valente de Oliveira às sucessivas etapas da instituição, que entretanto evoluiu para Instituto Universitário (1979) e para Universidade (1986), revestiu-se sempre de ativa e constante participação, destacando-se o lançamento, nos finais da década de 80, do Programa de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes (PDRITM), com os apoios do Banco Mundial, que permitiu à UTAD desenvolver os seus projetos de investigação nas áreas do solos agrícolas, raças autóctones e recuperação das castas no Douro. Entretanto, e sempre com um olhar atento aos anseios da região transmontana, Valente de Oliveira tem desempenhado notáveis funções na vida política nacional, sendo de salientar, entre outros, os cargos de Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte, Ministro da Educação e Investigação Científica, Ministro do Planeamento e Administração do Território e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
 
No próximo dia 14 de junho, pelas 11 horas, vai ser agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.