domingo, 11 de novembro de 2012

A Lenda de São Martinho

           Hoje (11 de novembro, um dia de sol bem agradável) é o dia de São Martinho. Para lembrá-lo há uma lenda que se conta de muitas maneiras. Qual a verdadeira? Vá-se lá saber... Mas vamos aqui contá-la, com toda a simplicidade (e como poderia não o ser?), na versão que era narrada outrora em Sabrosa, às crianças, certamente para “prendê-las” à catequese e aos catecismos.
 
Martinho, em novo, era um soldado romano, e nem sequer era cristão. Andava nas batalhas e lutava como os outros. Conta-se que, numa ocasião, ia com os seus companheiros a atravessar uma terra muito fria, com a chuva, a neve e o vento a bater-lhes na cara. Até os cavalos tremiam com o frio. Quando nisto, à passagem dos soldados, apareceu à beira do caminho um mendigo todo atrecido, que mal se aguentava vivo. Todos passaram e não ligaram. Martinho é que não. Deixou seguir os companheiros e ficou para trás para ajudá-lo. Cortou metade da sua capa e deu-lha.
– Ó pobrezinho, tome metade da minha capa, pois precisa mais dela do que eu! – disse-lhe Martinho, agasalhando-o.
           Depois seguiu no cavalo atrás dos companheiros, que se riram da sua atitude, ao vê-lo só com uma parte da capa quando precisava tanto dela. Nesse instante deu-se o milagre. O temporal de frio e chuva acabou, e o sol despontou quente e agradável. Martinho voltou atrás para falar ao mendigo, mas tinha desaparecido. Diz o povo que o mendigo era Nosso Senhor. Perante tal milagre, Martinho converteu-se ao cristianismo, mais tarde tornou-se bispo e, quando morreu, ficou santo. E todos os anos, aos dias quentes que costumam vir nesta altura, o povo passou a chamar “Verão de São Martinho”.

In Diário de Trás-os-Montes