domingo, 18 de outubro de 2009

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Subordinado ao tema “School Libraries: The Big Picture”, Outubro foi designado pela International Association of School Librarianship (IASL) como o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma iniciativa que procura motivar toda a escola e a comunidade envolvente para a importância da leitura. Dinamizadas pelas bibliotecas escolares, que mostrarão todo o seu potencial, as diversas actividades deverão contribuir para que os livros sejam lidos por prazer e não apenas porque fazem parte dos programas escolares.

Os Agrupamentos de Escolas Augusto Moreno e de Paulo Quintela, de Bragança, e o Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego estão a comemorar este mês com diversas actividades lúdico-pedagógicas em torno da obra de Alexandre Parafita recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

No âmbito desta comemoração, o escritor foi convidado pelos três Agrupamentos para diversas sessões com as crianças e jovens nos dias 26 (Augusto Moreno), 27 (Paulo Quintela) e 28 de Outubro (Lamego), onde serão apresentados os trabalhos realizados em torno da sua obra, tais como dramatização de histórias, recitações, narrações musicadas, exposição de trabalhos e ilustrações, caracterização de personagens, etc.

Refira-se que, entre os muitos títulos deste autor adoptados pelo PNL, são de realçar obras como “Contos de animais com manhas de gente”, “Histórias a rimar para ler e brincar”, “As três touquinhas brancas”, “O rei na barriga”, “Memórias de um cavalinho de pau”, “Diabos, diabritos e outros mafarricos”, “Vou morar no arco-íris”, “O tesouro dos maruxinhos”, entre outros.